IX Semana de Engenharia de Movimento

IX Semana de Engenharia de Movimento A Semana de Engenharia de Movimento é um evento acadêmico anual organizado pelo Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica (CAM) que busca complementar a formação dos alunos, promover o contato entre aluno e empresa e preparar os engenheiros para o mercado de trabalho. O evento conta com diferentes atividades ao longo da semana, que aproximam os alunos das novidades dentro do mundo da engenharia.

Sobre nós

A Semov tem o intuito de melhor aproximar o aluno do mercado de trabalho, além de torna-lo um profissional melhor capacitado

MVV

Missão

- Ser o elo entre alunos, empresas e sociedade.

Visão

- Mobilizar pessoas almejando impactar suas trajetórias e carreiras.

Valores

- Conexão, Inovação, Inclusão


  • Complementar a formação acadêmica
  • Contato com ex-alunos e engenheiros formados
  • Aproximação com as empresas
  • Entendimento do dia a dia no mercado de trabalho

Organização

História

De 03 a 07 de Outubro aconteceu a primeira edição da SeAuto, que teve dez palestras e dois minicursos, além de exposições no prédio de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval. Contamos com a participação das empresas Steer Recursos Humanos, Fiat, GM, Volkswagen e Continental, além de apoio da diretoria da Escola Politécnica, CEA, AEA, Engenharia Automotiva e ANFAVEA.

A organização da semana foi feita pelo CAM e foi uma experiência inovadora e de sucesso que viria a ganhar cada vez mais destaque dentro da Escola Politécnica nos anos seguintes.

A segunda edição da SeAuto, Semana de Engenharia Automotiva, ocorreu entre os dias 24 e 28 de setembro de 2012. As atividades abrangeram diversos temas ligados à Engenharia Automotiva, como o contexto atual da engenharia automotiva no Brasil e no mundo, engenharia automotiva e o mercado de trabalho, motores e eficiência energética, segurança veicular, design e desenvolvimento de automóveis e engenharia de competição.

A primeira edição da Semana de Engenharia de Movimento, a Semov. Ela surgiu como ampliação da proposta da SeAuto e com o intuito de trazer atividades ligadas não somente à área de Engenharia Automotiva, mas também às áreas de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval.

Nesta edição, a Semov contou com 10 palestras, entre elas a da Hyundai, a do IPT, a da Fiesp e a da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, além de 2 visitas técnicas, uma à Scania e outra à Robtec.

Focada nas engenharias Mecânica e Mecatrônica, a Semov 2014 contou com a presença de ilustres empresas que se destacam em automação, tecnologia e qualidade. Além de palestras ao longo da semana, aconteceram várias visitas técnicas.

Alguns de nossos convidados foram Mercedes, Embraer, CD-Adapco e Scania. Foi proporcionado contato dos alunos com a engenharia e as empresas, através de suas palestras e visitas monitoradas.

A terceira edição da Semov contou com 14 palestras, que abrangeram as principais carreiras que o engenheiro mecânico, mecatrônico ou naval podem escolher.

Nossos convidados foram: 3M, Metaltex, XMobots, LNLS, Integration, Oceânica, Credit Suisse, Professor Roberto Martins, GM, Embraer, Toyota, Continental, Roland Berger e Itaú.

Na quarta edição da Semov tivemos 8 palestras e outras atividades como uma mesa redonda com empresas de consultoria, um estudo de caso, um minicurso de arduíno e uma visita técnica ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton.

Tivemos a participação das seguintes empresas: Autodesk, Ford, Bosch, Mercedes, Accenture, Siemens, Lean Survey, Bain & Company, Service Design Sprints, Gradus, Vtech, Sandvik e J.Assy.

Na quinta edição da Semov ocorreram 9 palestras e atividades como um minicurso de arduíno e uma visita técnica à Cummins Brasil.

As empresas que ofereceram palestras e outras atividades foram: Siemens, BCG, Autodesk, ETC, Safra, KNORR BREMSE, Code Decay, InfoPrice, J.Assy, Jaguar Land Rover e Cummins Brasil.

A sexta edição da Semov contou com 13 palestras, tendo sido 3 dessas em conjunto com o IV Workshop on Data Science. Contou tambêm com visitas técnicas e atividades como um workshop de curriculos.

As palestras e workshops foram promovidos por empresas como: CVPRAVC, Hexagon, Embraer, Safra, General Motors, Dassault, Prosys e o Hospital Albert Einstein. Além dessas atividades ocorreram visitas ao LNLS e ao laboratório Sírius, bem como à Wobben Brasil

A Últimas Notícias da Semov contou com 9 palestras e uma palestra especial num pré-evento de cultura maker. Contou tambêm com visitas técnicas e atividades como resolução de case um workshop de Aprendizado de máquina.

As palestras e workshops foram promovidos por empresas como: SKA, BigData, SCANIA, GM, Ambev e o Hospital Albert Einstein, além da AEA. Além dessas atividades ocorreram visitas ao LNLS e ao laboratório Sírius, bem como à J. Assy e à Pama

A oitava edição da Semov aconteceu dos dias 24 a 29 de Agosto. Foi a primeira edição online, por conta da pandemia de COVID-19, com todas inscrições e eventos feitas através da internet.

Nessa edição contamos com 9 palestras trazendo empresas como Embraer, Siemens, Ford, General Motors, Ambev e Big Data, numa semana repleta de tecnologia e engenharia. Além disso, trouxemos 5 workshops contando com empresas como Opencadd, Alura, ESSS e Bradesco.

O CAM, Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica, consiste na entidade responsável por representar todos os alunos dos cursos Mecânica e Mecatrônica. Além de tal representação, o CAM promove diversos projetos acadêmicos e socioculturais e oferece um espaço de conforto durante a rotina politécnica.

Há mais de um século, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) vem formando gerações de engenheiros que têm se destacado não só em suas especialidades profissionais, mas também na vida política do País e na administração de empresas e de órgãos públicos.

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Confira o cronograma de 2021

Os eventos serão atualizados automaticamente de acordo com sua divulgação.


   Cronograma



Estrutura da Semana

A semana conta com atividades variadas para que o público não só conheça as empresas participantes, mas também desenvolva algumas habilidades nos campos técnico e profissional

Palestras

Têm caráter expositivo e/ou informativo, com temas que abordem conhecimentos gerais necessários ou complementares à formação do aluno

Visitas Técnicas

O foco é apresentar aos alunos o cotidiano das grandes empresas e o ambiente de trabalho do engenheiro

Minicursos

Consistem no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com caráter técnico-profissional

Workshops

Objetiva-se aprofundar em um determinado assunto de maneira mais prática. A dinâmica da sessão divide-se em três momentos: exposição, discussão em grupos ou equipe e conclusão

Resolução de Case

Busca trazer aos alunos problemas reais, que são apresentados pelas empresas participantes.

Processos Seletivos

Caso seja de interesse da empresa, podem ser ofertadas vagas de estágio, trainee ou até mesmo efetivas.

Temas

A Semov busca abranger os mais variados temas relacionados às engenharias mecânica e mecatrônica e ao mercado de trabalho visado por engenheiros.

Carreira Acadêmica

Consultoria

Automotiva

Aeronáutica

Mecatrônica

Biomédica

Empre­endedo­rismo

Energia

Financeiro

Outros

Patrocinadores

Estes foram os patrocinadores da última edição, a IX Semov

Parceiros

Entidades que são parceiras da SEMOV

Apoio Institucional

Algumas entidades que apoiaram a realização da última edição da Semana.

Últimas Notícias

A VII Semov contou com 9 palestras próprias, tratando temas como carreira acadêmica, data science, automotiva, robótica, negócios e empreendedorismo. Além disso tivemos num pré-evento uma palestra sobre cultura maker. A edição de 2019 contou também com atividades como resolução de case, um workshop de aprendizado de máquina e visitas técnicas. Veja um pouco mais sobre a última edição da Semov:

Automação na Industria da construção

Com a indústria da construção em ascensão, mas também com uma previsível crise de competências. A ABB Robotics está conduzindo a automação na indústria de construção com novas soluções de automação robótica para enfrentar os principais desafios, incluindo a necessidade de moradias mais acessíveis e ecologicamente corretas e para reduzir o impacto ambiental da construção, em meio a uma escassez de mão de obra e qualificação. Desta forma, aumentando a produtividade, eficiência e flexibilidade de fabricação, incluindo fabricação automatizada de casas modulares e componentes de construção fora do local, soldagem robótica e manuseio de materiais em locais de construção e impressão 3D de robôs de casas com estruturas personalizadas. Além de tornar a indústria mais segura e econômica, os robôs estão melhorando a sustentabilidade e reduzindo o impacto ambiental, melhorando a qualidade e reduzindo o desperdício.

Para colocar todos em um veículo elétrico, a GM apresenta o “Ultium Charge 360”.

Em 28 de abril, a General Motors apresentou o “Ultium Charge 360”, uma abordagem de carregamento holística que integra redes de carregamento, aplicativos móveis dos veículos GM entre outros produtos e serviços, para simplificar a experiência geral de carregamento para os proprietários de seus veículos elétricos (VEs). O “Ultium Charge 360” baseia-se nos esforços da empresa para fornecer aos usuários dos VEs da GM mais confiança e conveniência quando se trata da recarga. Além de apresentar o Ultium Charge 360, a GM também anunciou o progresso contínuo em sua estratégia de infraestrutura de VEs: a GM colabora com as sete grandes redes de carregamento (Blink Charging, ChargePoint, EV Connect, EVgo, FLO, Greenlots e SemaConnect) para oferecer aos clientes um acesso mais contínuo a quase 60.000 plugues nos EUA e no Canadá. Além disso, a GM e a EVgo lançaram os primeiros carregadores rápidos para o “Ultium”: aproximadamente 500 postos de carregamento rápido entrarão em operação até o final de 2021.

Hidrogênio verde: oportunidades atraentes para investidores?

Os esforços para produzir fontes de energia sustentáveis ​​por eletrólise e processá-los para fazer combustíveis sintéticos como o metanol estão sendo trazidos à tona. Novos projetos importantes demonstram que a economia do hidrogênio é uma oportunidade lucrativa e pronta para o futuro para investidores e bancos. A Siemens Energy é co-desenvolvedora da maior refinaria do mundo que é neutra para os impactos climáticos. Essa refinaria está sendo construída no extremo sul do Chile e especula-se que em 2022, a instalação em Haru Oni ​​já deverá produzir 130.000 litros de combustível verde usando energia eólica e água. Em 2026, a instalação deverá fornecer 550 milhões de litros de derivado verde do hidrogênio anualmente - suficiente para abastecer carros de um milhão de pessoas por um ano. Boris Tramm, chefe comercial da Divisão de Novos Negócios de Energia da Siemens Energy, tem prazer em dizer que projetos-piloto como o de Haru Oni ​​mostram o quão longe a Economia de Hidrogênio já chegou e faz uma observação importante: “Projetos-piloto assim, que são os primeiros de seu tipo, precisam de apoio. Mas no final do dia, a coisa toda também funcionará sem suporte, como acontece com a energia solar e com a energia eólica hoje.” Tobias Behringer, que é responsável pelo financiamento de projetos da Siemens Energy, compartilha desta convicção: “Substituir combustíveis fósseis por hidrogênio verde e seus derivados requer modelos de negócios resilientes"

ABB sustentável

Em busca de atender uma sociedade sustentável a ABB e a Absolicon se juntaram para produzir aquecedores solar com rapidez e precisão, desenvolvendo uma linha de produção automatizada. Assim, produzindo um painel solar a cada 6 minutos e com um excelente custo benefício, o produto se tornou competitivo frente aos outros modelos fabricados de forma tradicional. Dessa forma, essa mudança representa os avanços e vantagens na aplicação da automação industrial.

Localização e Contato

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