VII Semana de Engenharia de Movimento

A Semana de Engenharia Mecânica e Mecatrônica é um evento anual organizado pelo Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica (CAM), e conta com o apoio dos Departamentos de Engenharia Mecânica (PME) e de Engenharia Mecatrônica (PMR) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e o patrocínio de grandes empresas do ramo.

Sobre nós

A Semov tem o intuito de melhor aproximar o aluno do mercado de trabalho, além de torna-lo um profissional melhor capacitado

Organização

Missão

O principal objetivo do evento é tornar engenheiros mais conscientes e preparados para o mercado de trabalho, apresentando-lhes as diversas possibilidades de carreira após a conclusão do curso de graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

Além disso, a semana tem como propósito conectar os estudantes e as empresas, abrindo espaços para que estas possam se apresentar.

  • Complementar a formação acadêmica
  • Contato com ex-alunos e engenheiros formados
  • Aproximação com as empresas
  • Entendimento do dia a dia no mercado de trabalho

História

De 03 a 07 de Outubro aconteceu a primeira edição da SeAuto, que teve dez palestras e dois minicursos, além de exposições no prédio de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval. Contamos com a participação das empresas Steer Recursos Humanos, Fiat, GM, Volkswagen e Continental, além de apoio da diretoria da Escola Politécnica, CEA, AEA, Engenharia Automotiva e ANFAVEA.

A organização da semana foi feita pelo CAM e foi uma experiência inovadora e de sucesso que viria a ganhar cada vez mais destaque dentro da Escola Politécnica nos anos seguintes.

A segunda edição da SeAuto, Semana de Engenharia Automotiva, ocorreu entre os dias 24 e 28 de setembro de 2012. As atividades abrangeram diversos temas ligados à Engenharia Automotiva, como o contexto atual da engenharia automotiva no Brasil e no mundo, engenharia automotiva e o mercado de trabalho, motores e eficiência energética, segurança veicular, design e desenvolvimento de automóveis e engenharia de competição.

A primeira edição da Semana de Engenharia de Movimento, a Semov. Ela surgiu como ampliação da proposta da SeAuto e com o intuito de trazer atividades ligadas não somente à área de Engenharia Automotiva, mas também às áreas de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval.

Nesta edição, a Semov contou com 10 palestras, entre elas a da Hyundai, a do IPT, a da Fiesp e a da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, além de 2 visitas técnicas, uma à Scania e outra à Robtec.

Focada nas engenharias Mecânica e Mecatrônica, a Semov 2014 contou com a presença de ilustres empresas que se destacam em automação, tecnologia e qualidade. Além de palestras ao longo da semana, aconteceram várias visitas técnicas.

Alguns de nossos convidados foram Mercedes, Embraer, CD-Adapco e Scania. Foi proporcionado contato dos alunos com a engenharia e as empresas, através de suas palestras e visitas monitoradas.

A terceira edição da Semov contou com 14 palestras, que abrangeram as principais carreiras que o engenheiro mecânico, mecatrônico ou naval podem escolher.

Nossos convidados foram: 3M, Metaltex, XMobots, LNLS, Integration, Oceânica, Credit Suisse, Professor Roberto Martins, GM, Embraer, Toyota, Continental, Roland Berger e Itaú.

Na quarta edição da Semov tivemos 8 palestras e outras atividades como uma mesa redonda com empresas de consultoria, um estudo de caso, um minicurso de arduíno e uma visita técnica ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton.

Tivemos a participação das seguintes empresas: Autodesk, Ford, Bosch, Mercedes, Accenture, Siemens, Lean Survey, Bain & Company, Service Design Sprints, Gradus, Vtech, Sandvik e J.Assy.

Na quinta edição da Semov ocorreram 9 palestras e atividades como um minicurso de arduíno e uma visita técnica à Cummins Brasil.

As empresas que ofereceram palestras e outras atividades foram: Siemens, BCG, Autodesk, ETC, Safra, KNORR BREMSE, Code Decay, InfoPrice, J.Assy, Jaguar Land Rover e Cummins Brasil.

A última edição da Semov contou com 13 palestras, tendo sido 3 dessas em conjunto com o IV Workshop on Data Science. Contou tambêm com visitas técnicas e atividades como um workshop de curriculos.

As palestras e workshops foram promovidos por empresas como: CVPRAVC, Hexagon, Embraer, Safra, General Motors, Dassault, Prosys e o Hospital Albert Einstein. Além dessas atividades ocorreram visitas ao LNLS e ao laboratório Sírius, bem como à Wobben Brasil

Organização

O CAM, Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica, consiste na entidade responsável por representar todos os alunos dos cursos Mecânica e Mecatrônica. Além de tal representação, o CAM promove diversos projetos acadêmicos e socioculturais e oferece um espaço de conforto durante a rotina politécnica.
Há mais de um século, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) vem formando gerações de engenheiros que têm se destacado não só em suas especialidades profissionais, mas também na vida política do País e na administração de empresas e de órgãos públicos.
A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Estrutura da Semana

A semana conta com atividades variadas para que o público não só conheça as empresas participantes, mas também desenvolva algumas habilidades nos campos técnico e profissional

Palestras

Têm caráter expositivo e/ou informativo, com temas que abordem conhecimentos gerais necessários ou complementares à formação do aluno

Visitas Técnicas

O foco é apresentar aos alunos o cotidiano das grandes empresas e o ambiente de trabalho do engenheiro

Workshops

Objetiva-se aprofundar em um determinado assunto de maneira mais prática. A dinâmica da sessão divide-se em três momentos: exposição, discussão em grupos ou equipe e conclusão

Minicursos

Consistem no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com caráter técnico-profissional

Categorias

A Semov tenta abranger os mais variados temas nas engenharias mecânica e mecatrônica, desde o dia-a-dia de uma empresa à tecnologias inovadoras

Carreira Acadêmica

Consultoria

Automotiva

Aeronáutica

Mecatrônica

Outras

Patrocínio

PME

Departamento de Engenharia Mecânica

PMR

Departamento de Engenharia Mecatrônica

Dassault Systemes

Safra

Embraer

Hexagon

Última Edição

A VII Semov contou com 10 palestras próprias e 3 em conjunto com o IV Workshop on Data Science Data Science, tratando temas como carreira acadêmica, pesquisa, engenharia aplicada, data science, mercado financeiro e consultoria. Contou também com atividades como workshop de currículos e visitas técnicas. Veja um pouco mais sobre a última edição da Semov:

Sírius: a nova fonte de Luz Síncroton do Brasil

Os alunos puderam participar de uma visita ao Laboratório Nacional de Luz Síncroton e ao ainda em construção Sírius, o maior acelerador de partículas da América Latina, entrando em contato com um ambiente de pesquisa em ciências e engenharia.

Palestra da Embraer

Recebemos o Vice-Presidente e Engenheiro Chefe da Embraer que nos contou parte das origens e projetos da gigante brasileira da aviação numa palestra inspiradora e muito entusiasmante, sobretudo, para um público de futuros engenheiros.

Aqueles que ajudaram a tornar o evento possível

Tivemos o apoio do CEN, AEA, CEA e patrocínio do Itaú e da Metaltex. Contamos, também, com palestras do Itaú Unibanco sobre como seguir a área técnica e utilizar o conhecimento de engenharia dentro do setor bancário e da empresa Metaltex sobre automação industrial, de máquinas e processos.

Localização e Contato

Contato

Semov
Av. Prof. Melo Morais, 2231 — Cidade Universitária, São Paulo - SP
CEP: 05508-030
Tel: 11 3091-5596